segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

COMO EXCEDER A JUSTIÇA DOS ESCRIBAS E FARISEUS




"Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus" 
[Mateus 5:20] 
Diante de uma multidão sequiosa de milagres e pão, Yehoshua alertou: "... se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus" [Mateus 5:20]. Para compreender a declaração de Yehoshua, precisamos nos socorrer de outra declaração do Mashiach por excelência feita a um fariseu: "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Elohim" [João 3:3]. 

Os fariseus eram referência moral, ética e religiosa para o povo de Israel à época de Yehoshua. Aos olhos do povo os fariseus eram tidos por justos "Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade" [Mateus 23:28]. Em nossos dias a palavra fariseu é utilizada de modo pejorativo, sinônimo de hipocrisia, mas à época do Mashiach nomeava um grupo específico de seguidores do judaísmo, a religião criada pelos judeus. O farisaísmo era uma das mais severas seitas do judaísmo e seus seguidores lideravam um movimento para trazer o povo a 'submeter-se' à Lei de Elohim da forma como eles a interpretavam. Eles eram extremamente legalistas, formalistas e tradicionalistas. 


O que há em comum entre as declarações que Yehoshua fez a Nicodemos, um fariseu, e à multidão que ouviu o Sermão do Monte, que pouco entendia da Lei? As declarações de Yehoshua demonstram que, tanto a multidão julgada como maldita pelos fariseus quanto os próprios fariseus não podiam entrar no reino dos céus. "...se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus" [Mateus 5:20]. "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do espírito, não pode entrar no reino de Elohim" [João 3:3].

A impossibilidade de o homem se salvar é destacada nos dois versos, sendo algo comum ao mestre, juiz e fariseu Nicodemos, e à multidão que estava ao pé do monte (João 3:10; João 7:49). Em ambas as declarações, Yehoshua demonstra que não importa a condição social, econômica ou cultural: está vetado a entrada do homem no reino de YHWH (Mateus 5:20; João 3:5). Ao revelar que Nicodemos precisava nascer de novo, Yehoshua demonstrou que a justiça do juiz, mestre e fariseu estava aquém da justiça exigida por Elohim. Nicodemos precisava obter justiça superior, assim como os outros fariseus e a multidão. Ora, como seguidor da Lei, Nicodemos não matava (Mateus 5:21), não roubava, não dizia falso testemunho (João 3:11), não adulterava (Mateus 5:27), se necessário daria a carta de divórcio (Mateus 5:31), não perjurava (Mateus 5:33), amava o próximo (Mateus 5:43), ou seja, fazia tudo aquilo que os antigos ensinaram. Do mesmo modo que Nicodemos, a multidão tinha como meta fazer tudo conforme os seus mestres ensinavam, mas Yehoshua demonstrou que, mesmo que fizessem conforme os escribas e fariseus ensinavam, jamais entrariam no reino de YHWH.

Yehoshua demonstrou no sermão do monte que é impossível ao homem salvar-se através das suas obras. Ora, quem dentre o povo nunca ficou nervoso com o irmão? Quem nunca chamou o próximo de tolo (Mateus 5:22)? Como controlar os impulsos do corpo e os anseios do coração e dos pensamentos (Mateus 5:28)? Quem consegue arrancar um braço, ou um olho? Quem consegue amar o inimigo? (Mateus 5:44), etc. Através do sermão do monte, Yehoshua, demonstrou que tudo que o povo de Israel fazia não era superior ao que os outros povos realizavam. Eles repousavam na Lei, porém, os gentios também fazem naturalmente as mesmas coisas que a Lei contemplava (Romanos 2:14). Diante do que Yehoshua propôs no sermão do monte, os seus ouvintes viram a impossibilidade de se salvarem! (Tiago 2:10) Como obter justiça maior que a dos escribas e fariseus se é impossível fazer tudo quanto Yehoshua recomendou? Tanto a multidão quanto os escribas e fariseus precisavam alcançar justiça superior, mas qual justiça é superior a dos escribas e fariseus? Como alcançá-la.

Quando Yehoshua disse a Nicodemos que é necessário nascer de novo, o mestre fariseu também se viu envolto em uma impossibilidade: como poderia um homem voltar ao ventre materno e nascer? (João 3:4). Após ter um encontro com o Mashiach, o apóstolo Paulo, que também foi fariseu, compreendeu que, qualquer que busque estabelecer uma justiça com base em suas ações, por mais nobres que sejam, rejeita a justiça de Elohim "Porquanto, não conhecendo a justiça de Elohim, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Elohim" [Romanos 10:3].

O povo de Israel procurava servir a YHWH, porém, sem entendimento (Romanos 10:2), e por mais que os profetas protestassem, não atinavam que estabelecer uma justiça com base em preceitos de homens é rejeitar a justiça de Elohim. O jovem rico é um exemplo de serviço sem entendimento, visto que desde a mocidade realizava tudo o que a lei preceituava, porém, faltava-lhe uma coisa: não tinha alcançado a justiça que excede a dos escribas e fariseus (Mateus 19:20). O que ele fazia diante de Elohim não passava de trapos de imundície. Tudo o que ele fazia não passava de obras de violência, ou seja, continuava culpado diante de Elohim "Eu publicarei a tua justiça, e as tuas obras, que não te aproveitarão" [Isaías 57:12]; "As suas teias não prestam para vestes nem se poderão cobrir com as suas obras; as suas obras são obras de iniquidade, e obra de violência há em suas mãos" [Isaías 59:6].

O fariseu que subiu ao templo para orar é outro exemplo esclarecedor, quando em oração agradeceu a Elohim por não ser como os outros homens: roubadores, adúlteros, injustos, porém, não foi justificado por Elohim (Lucas 18:14). Ora, ele fazia tudo quanto os Antigos prescreveram (tradições), porém, não alcançou a justiça que vem do alto. 

A justiça que excede a dos escribas e fariseus é somente a justiça que vem de YHWH

Como obter justiça maior que a dos escribas e fariseus? 

Ora, se para entrar no reino de YHWH é necessário nascer de novo, segue-se que, em nascer de novo está a justiça que vem de Elohim. Se não nascer de novo o homem não entra no reino, portanto, para obter a justiça que exceda a dos escribas e fariseus é necessário nascer de novo. "Se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus", ou seja, "se não nascer de novo": de modo nenhum entrareis no reino dos céus” [Mateus 5:20; João 3:3]. Ao fariseu Nicodemos, Yehoshua recomendou nascer de novo, e à multidão que entrassem pela porta estreita. Ora, HaMashiach é a porta e o caminho que conduz à vida, e para entrar por ele é necessário nascer de novo (Mateus 7:13). Yehoshua apontou a necessidade do novo nascimento porque o primeiro homem pecou (Isaías 43:27). Desde a queda de Adão todos os homens são formados em iniquidade e concebidos em pecado (Salmo 51:5). Todos os homens se desviaram desde a madre. Andam errados e falam mentiras desde que nascem (Salmos 58:3). Depois que o homem piedoso pereceu (Adão), não há entre os homens um que seja reto (Miquéias 7:2). Todos os descendentes de Adão se desviaram e não há quem faça o bem (Salmo 14:3; 53:3), visto que, mesmo sem causa alguma transgridem (Salmo 25:3). Mas, para nascer de novo, primeiro o pecador precisa morrer, pois Elohim determinou que a alma que pecar, esta morrerá. Para estabelecer a justiça que excede à dos escribas e fariseus é necessário a morte do transgressor, visto que a pena imposta não pode passar da pessoa do transgressor (Ezequiel 18:20). Somente é justificado dentre os descendentes de Adão aquele que morre com o Mashiach, visto que `...aquele que está morto está justificado do pecado' [Romanos 6:7]. Somente quando o homem morre com Yehoshua é que se dá a justiça de Elohim. Somente após o velho homem ser crucificado com HaMashiach, Elohim trás a existência o novo homem, gerado em verdadeira justiça e santidade. Após o corpo do pecado ser desfeito (Colocenses 2:11), e sepultado com o Mashiach (Colocenses 2:12), o homem é vivificado com o Mashiach (Colocenses 2:13). Através de Yehoshua o homem recebe um novo coração e o espírito de YHWH (Salmo 51:10 ; Ezequiel 18:31; 36:25 -27), pois no Mashiach é circuncidado para receber vida com Elohim (Deuteronômio 30:6; Colocenses 2:11). YHWH não somente declara o homem justo, antes ele cria o novo homem segundo a sua justiça, e o novo homem é declarado justo. A justiça que vem do alto é imputada por meio da fé em Yehoshua (Romanos 10:6). Ela vem do alto porque não se vincula a elementos humanos tais como comportamento, moral, caráter, sacrifícios, religiosidade, tradições humanas, etc. 

Conclui-se que a justiça que ultrapassa a dos escribas e fariseus decorre do novo nascimento. Enquanto os fariseus e saduceus não conseguiram ser justificados por intermédio das obras da Lei, aqueles que creem em Yehoshua recebem de YHWH poder para serem feitos (criados) filhos de Elohim (assim como o Mashiach), nascidos de semente incorruptível (da água e do espírito), que é a Palavra de YHWH, e declarados justos por Elohim recebem em seus corações a Lei/Torah. Os fariseus e a multidão que seguia ao Mashiach jamais seriam justificados por suas próprias obras, visto que em Adão já estavam condenados, e as suas obras reprováveis por não serem feitas em Elohim (João 3:18-19). Já a nova criatura, é livre da condenação estabelecida em Adão porque é YHWH quem os justifica, e as suas obras são aceitáveis, pois são feitas em Elohim que as preparou para que andassem nelas (João 3:21; Efésios 2:1).



By: Presbítero Sérgio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...