quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Buscai primeiro o reino de Deus









"Aprendi que buscar a Deus é nossa maior necessidade. Ser salvo e salvar vidas são nossa meta. Ser prospero é a consequência."




Tenho meditado muito, não só neste versículo, mas em todo o capítulo 5 e 6 de Mateus. Com isso me vem à mente todos os ensinamentos passados aos discípulos e em especial este: "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Mateus 6:33"
.
Será que estamos mesmo dando ouvidos a este ensinamento? Será que temos fé suficiente para colocar em prática estas palavras? Como obter a fé necessária para crer simplesmente que Deus irá prover tudo que precisamos nessa terra se simplesmente o buscarmos de todo o coração? É o que refletiremos nas próximas linhas...





A partir do versículo 19 do capítulo 6 vemos uma ordenança pouco praticada por nós da sociedade atual. Uma ordenança que contradiz tudo o que aprendemos como sendo o certo a se fazer. "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.". Muitas vezes relativizamos esse versículo, tentamos ajustá-lo a nossa vida capitalista e ao curso da sociedade em que vivemos.
Nossa maior preocupação é de como será o dia de amanhã, como sobreviveremos, como nos vestiremos, onde estarei e como estarei... Uma das maiores doenças do século, a depressão está associada à ansiedade. A ansiedade de onde e como vamos estar no dia de amanhã. Nos preocupamos em juntar com a visão de nos faltar no dia de amanhã e acabamos colocando nossos corações e nosso suor neste fim.
O texto de Mateus nos da um "tapa na cara" quando diz: "Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?".


Será que é tão fácil assim viver essa verdade? Claro que não! Quem disse que seria fácil? Mas tenho a plena certeza de que é possível viver essa verdade por meio da fé. O texto seguinte exemplifica o que está sendo dito:"Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Mateus 6:26-30"



“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.”
Hebreus 11:1



Fé. Uma palavra muito utilizada, porém pouco praticada ou até mesmo conhecida biblicamente. A escritura diz que "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:17" A palavra de Deus produz fé! Agora começamos a compreender o motivo de muitas vezes não praticarmos ou acreditarmos 100% na palavra de Deus, dando vazão a ansiedade pelas coisas desta terra. Precisamos recorrer à palavra de Deus, as escrituras. Não é qualquer ensinamento humano, retórica, palavras positivas entre outras coisas que vão produzir fé, a fé só é possível mediante a palavra de Deus, literalmente falando. Não é a retórica do Pr. que você mais gosta que irá produzir a fé e sim a explanação das sagradas escrituras, as mesmas escrituras utilizadas por Cristo quando esteve no deserto e foi tentado pelo diabo. Cristo não utilizou filosofia, retórica e nem criou algo novo, simplesmente utilizou o que já existia, as escrituras. Seu único argumento diante do confronto foi: "Assim está escrito" se referindo sempre as escrituras.


Nós temos preguiça ou não aprendemos o habito da leitura, não só no Brasil, porém principalmente aqui, aprendemos a ser “crentes de microondas”, queremos tudo fácil e de forma mastigada. Precisamos nos habituar a leitura, separar um tempo para conhecer aquele a quem servimos, pois nosso conhecimento muitas vezes é de ouvir falar, precisamos conhecer a Deus de verdade, encontrá-lo de verdade, e só vamos conseguir isso vivendo uma vida baseada nas escrituras e por meio da fé que as mesmas produzirão em nossos corações.


Fico pensando se não estou ficando louco, se estou delirando e deturpando a palavra de Deus. Pois temos aprendido nos dias de hoje a buscar mais as coisas terrenas, procuramos ser exaltados perante os homens com a desculpa de estar exaltando a Deus. Uma vez ouvi em uma pregação a seguinte interrogação: "O diabo não quer nos ver pobres, miseráveis, doentes e passando todo o tipo de tribulação, o principal objetivo do diabo é nos levar para o inferno." Concluo, porém que, para isso, se ele tiver que nos enriquecer, nos deixar com a saúde ótima e sendo glorificado entre os homens, ele o fará. E também ao contrário, se isso abalar sua fé ou fizer com que você se esqueça do Deus vivo e vá para o inferno.
Vejo que estamos sendo ensinados a ser ansiosos. Se não aprendemos a buscar primeiro as coisas do alto, como vamos conseguir administrar a vida terrena.


Não temos cultura bíblica, não vivemos o evangelho puro e verdadeiro, como vou buscar ter uma vida prospera financeiramente se não aprendi o básico que é buscar poder do alto, ser humilde, ajudar o próximo, servir e não ser servido e etc... Agora estou entendendo o que é "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.".
Cristo mostra saber das nossas necessidades, ele sabe que precisamos de um carro, que temos contas a pagar, que gostamos de viajar, comer e se vestir bem, e para isso ele só nos pede que o busquemos e todas essas necessidades serão supridas. Porém nossa fé é muito pequena para crer nisso, temos que nos desgastar, sol a sol batalhando e correndo atrás do vento para no final perceber que tudo foi em vão.


Temos que confiar em Deus usando a fé que provém do conhecimento da palavra de Deus. Não se preocupando com o dia de amanhã, mas vivendo um dia após o outro, acreditando que Deus suprirá nossas necessidades. “Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
Mateus 6:34”


Aprendi que buscar a Deus é nossa maior necessidade. Ser salvo e salvar vidas são nossa meta. Ser prospero é a consequência.


Louvado seja o Deus criador do céu e da terra! Louvado e engrandecido seja nosso Deus YAHWEH!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...